Olá, seja bem-vindo

Perto do povo, longe do erro

Vamos contar um pouco sobre quem é Saulo Souza, presidente do Diretório Municipal do Progressistas (PP) e é pré-candidato a prefeito de Poá. Conheça mais sobre sua trajetória profissional, política e seus projetos que fazem a diferença na vida dos poaenses.

Conheça os principais projetos

desenvolvidos em nosso mandato como vereador

Programa Geração SER
(Serviço, Educação e Renda)

A proposta apresentada em nosso mandato que se tornou lei em Poá prevê o pagamento de uma bolsa-auxílio para os estudantes a partir de 14 anos que trabalharem nos órgãos municipais fora do horário da escola...

Entrega do veículo oficial

O corte de regalias sempre foi prioridade em nosso mandato, por isso nossa primeira ação assim que assumimos a cadeira no Legislativo foi fazer a entrega do carro oficial disponibilizado pela Câmara. Dessa forma economizamos o dinheiro público com combustível e manutenção...

Vaga para irmãos na mesma escola

A prioridade de matrícula na mesma escola a irmãos que frequentem o mesmo ciclo de ensino da educação básica se tornou lei em Poá a partir de um projeto apresentado em nosso mandato...

Quem é Saulo Souza?

Saulo Souza nasceu e cresceu em Poá. De origem humilde, sendo estudante de escolas públicas da cidade, é formado em Tecnologia de Construção Civil pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP), pertencente à Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Durante sua infância, para ajudar os pais, vendeu jornal de porta em porta e fez serviços de capinação. Na adolescência dedicou-se ao Escotismo, onde exercia grande liderança no 33º Grupo de Escoteiros do Jardim São José.

A partir dos valores aprimorados no grupo e de sua capacidade de liderar, deu início ao movimento estudantil no município, onde cobrava melhorias no ensino público. Na faculdade, fez parte dos centros acadêmicos e de comissões que exigiam melhorias para os estudantes.

Em quase 22 anos de ativismo político e social já integrou inúmeros conselhos municipais, participou e ajudou organizar conferências, debates, congressos, fóruns, alcançando grande conhecimento sobre temas relacionados à Educação, Gestão Pública e Juventude.

“O caminho para alcançar esse objetivo não foi fácil, enfrentei diversas limitações da pobreza até conseguir ingressar numa universidade pública onde tive que trabalhar e estudar para conseguir me manter até a conclusão. Esse dia não é apenas uma celebração para os profissionais, mas para toda a sociedade, pois a engenharia está por trás de inúmeras conquistas e avanços que impactam positivamente nossa vida diária e contribuem para o desenvolvimento sustentável do planeta”.

Trajetória profissional e política

Saulo Souza decidiu trilhar a carreira profissional de forma paralela à atividade política. Assim, desde os 18 anos sempre teve sua vida profissional ligada ao funcionalismo público de carreira, sendo funcionário concursado do Metrô de São Paulo e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Saulo foi também um dos idealizadores da Associação Manancial de Assistência Social de Poá (AMAS), da escola de musicalização “Clara Mendes” de Poá, das Conferências Municipais da Juventude de Poá, e dos Encontros de Blogueiros e Militantes das Redes Sociais do Alto Tietê.

Vereador

Saulo Souza sempre exerceu a política por vocação, recebendo grande incentivo do seu pai, Saul Souza, advogado, militante político e vereador de Poá na atual legislatura. Em 2012, candidatou-se pela primeira vez ao cargo de vereador e teve votação expressiva com 815 votos, o que não foi suficiente para conquistar uma cadeira como titular, terminando o pleito como primeiro vereador suplente. Já em 2016, foi eleito vereador com 1.848 votos, sendo o segundo mais votado da cidade. Foi também eleito 1º Secretário Geral da Mesa Diretora da Câmara Poá no biênio 2017-2018.

Contato

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas ou simplesmente dizer olá. Estamos sempre prontos para ouvir você e ajudar no que for preciso.

Projetos

A proposta apresentada em nosso mandato que se tornou lei em Poá prevê o pagamento de uma bolsa-auxílio para os estudantes a partir de 14 anos que trabalharem nos órgãos municipais fora do horário da escola.

Objetivo é criar oportunidades que ofereçam formação profissional e renda para adolescentes e jovens poaenses.

“Não vamos deixar que o jovem poaense tenha como única opção o narguilé, as tabacarias e as drogas. Vamos promover o programa Geração SER e trazer adolescentes a partir de 14 anos para trabalharem nas repartições públicas no contraturno escolar”.
O corte de regalias sempre foi prioridade em nosso mandato, por isso nossa primeira ação assim que assumimos a cadeira no Legislativo foi fazer a entrega do carro oficial disponibilizado pela Câmara. Dessa forma economizamos o dinheiro público com combustível e manutenção.

“Abri mão do carro por entender que, no momento de crise pela qual o município estava passando, um vereador não tem que ter regalia. O automóvel foi disponibilizado para a cidade na ocasião, para que o Executivo defina a melhor forma de utilizá-lo em benefício da cidade. As atividades do meu gabinete foram feitas com carro próprio, de ônibus ou até mesmo a pé”
A prioridade de matrícula na mesma escola a irmãos que frequentem o mesmo ciclo de ensino da educação básica se tornou lei em Poá a partir de um projeto apresentado em nosso mandato.

Objetivo é garantir maior tranquilidade para os alunos e para as famílias, que são obrigadas muitas vezes a se dividir entre duas instituições de ensino mesmo tendo filhos com faixas etárias muito próximas.

“Testemunhei a dificuldade de famílias que possuem filhos estudando em escolas diferentes dentro da rede municipal. São crianças com praticamente a mesma faixa etária, cursando praticamente o mesmo ciclo de educação e os pais não conseguem a vaga na mesma instituição. Nosso objetivo é dar todas as condições para que nossos alunos possam alçar voos cada vez maiores por meio da Educação”
A saúde e a segurança das crianças sempre foi prioridade em nosso mandato, por isso criamos a “Lei Lucas”, que prevê a obrigatoriedade da realização de cursos de primeiros socorros por professores e funcionários de creches da cidade e a instituição do selo “Lucas Begalli Zamora de Souza” de capacitação em primeiros socorros.

O nome da lei faz menção ao garoto Lucas Begalli Zamora de Souza, que tinha 10 anos quando, durante um passeio com os colegas da escola, engasgou ao comer um cachorro-quente e morreu por asfixia, dois dias depois.

“As escolas, durante o período em que as crianças estão sob seus cuidados, são responsáveis por elas e tem o dever de empenhar todos os esforços no sentido de garantir que os alunos estejam em ambientes seguros e cercados de funcionários que saibam como agir na ocorrência de uma emergência. A adoção de procedimentos corretos de primeiros socorros protegeria a criança contra maiores danos, até a chegada de um profissional de saúde especializado”
Em nosso mandato também defendemos a tribuna live, ou seja, o espaço de fala na Câmara poderia ser usado não apenas pelos vereadores, mas também da população. A participação popular aconteceria na primeira sessão ordinária de cada mês, onde dois cidadãos previamente inscritos teriam a oportunidade de fazer por dez minutos.

“Nossa proposta é fortalecer a democracia participativa, integrando o cidadão nas decisões políticas da cidade, além de promover o desenvolvimento de Poá com a construção de uma comunidade justa, livre e solidária, fundamentada na livre iniciativa e no pluralismo político”

Outros Projetos

Por três anos trouxemos a Carreta da Mamografia para Poá, garantindo ainda mais saúde para a população feminina. As mulheres poaenses tiveram acesso a exames preventivos gratuitos contra o câncer de mama,

As ações foram resultado de uma parceria do Diretório Municipal do Partido Progressistas (PP), do vereador poaense Saul Souza (Avante), da Organização Social de Estímulo à Educação e Cultura (Oseec) e da ONG Américas Amigas, sendo que a iniciativa permitiu atender, principalmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“A nossa Carreta da Mamografia chegou porque nos unimos mais uma vez para fazer a diferença na luta contra essa doença em Poá e na região. É sempre muito importante compartilhar essas informações com todas as mulheres especiais da nossa vida, pois a descoberta precoce de alterações na mama aumenta muito as chances de sucesso no tratamento contra o câncer”

Em 2023, a comunidade autista de Poá ganhou seu primeiro espaço de convivência, a Sala Azul instalada no Diretório Municipal do Partido Progressistas (PP).

Atentos à realidade dos autistas no município e engajados nas causas das famílias, decidimos criar um ambiente decorado e adaptado para trazer conforto e acolhimento pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A inclusão sempre foi uma missão e um chamado para nós! Que nossa voz alcance cada vez mais corações e mentes a favor da solidariedade e do respeito pela diferença.


“A Sala Azul é uma sementinha que nós plantamos. É um espaço de convívio a fim de mobilizar e fortalecer a comunidade autista para a luta em prol da instalação de uma clínica-escola em Poá, onde seriam ofertados atendimentos médicos e psicológicos, terapias, fisioterapia e outras atividades”, destacou.

Contato

Escritório Político Progressistas